Advanced CSPO

O Advanced Certified Scrum Product Owner (A-CSPO) é um programa da Scrum Alliance que tem como objetivo proporcionar, mentorear e certificar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos avançados para profissionais atuando como Product Owner, ou papéis semelhantes.

Equipe responsável

Organização: Emergee

Educador: Michel Goldenberg, Certified Scrum Trainer (2010)

Mentor: Alexandre Magno, Certified Scrum Trainer (2009)

Sobre os requisitos para participação
  • Você deve ter completado sua certificação de CSPO;
  • Você deve ter experiência mínima de um ano atuando como Product Owner ou Product Manager (ou papel equivalente);
  • Completar o formulário de candidatura, que deverá ser aceito pelos organizadores do programa;
  • Participar de entrevista com organizadores do programa, e aceitar compromisso de aprendizagem proposto.
Sobre o programa
  • O programa foi montado para favorecer o compartilhamento e construção de conhecimento de forma emergente, através do sistema de aprendizagem Learning 3.0;
  • Como participante deste programa você deverá estar comprometido a ativamente desenvolver suas habilidades e adquirir novos conhecimentos para seu trabalho como Product Owner;
  • Durante o programa, você trabalhará diretamente com o mentor, que o ajudará a desenhar uma trajetória de aprendizado para o seu desenvolvimento avançado, e o apoiará durante esta trajetória;
  • As sessões válidas para o programa de certificação Advanced Certified Scrum Product Owner serão publicadas na agenda da Emergee (www.emergee.com.br) a partir do rótulo "Advanced CSPO";
  • Durante as sessões do programa você assumirá a responsabilidade de ativamente compartilhar experiências e perspectivas relacionadas ao tema da sessão;
  • Ao fim de cada sessão, você assumirá um compromisso com seu mentor sobre como aplicará e comprovará o aprendizado daquela sessão;
  • Durante o programa você deverá atualizar como frequência o seu Learning Mosaic na plataforma de aprendizagem da Emergee, de forma a visualizar e comunicar o progresso de sua aprendizagem.
Obtendo a certificação A-CSPO
  • Você deverá ter participado de um mínimo de 12 horas em sessões de aprendizagem válidas para a certificação A-CSPO, dentro do prazo de um ano;
  • Você deverá ter completado de forma satisfatórias as ações acordadas entre você e seu mentor ao fim de cada sessão, dentro do prazo acordado para cada ação;
  • Você deverá ter respondido de forma satisfatórias às sugestões propostas pelo seu educador no decorrer do programa.

Book club

Processo onde um grupo de pessoas assumirá o compromisso de ler o mesmo livro dentro de um período de tempo e, em uma determinada frequência, se encontrarão para discutir sobre ideias e interpretações de cada parte do livro.

Recomendação

Dependendo do livro, pode ser recomendado para qualquer pessoa interessada no assunto, ou apenas para aquelas que possuem o conhecimento intelectivo da técnica mas pretende aumentar seu repertório a partir de experiências de outros.

Clínica

Sessões curtas, altamente personalizadas, onde um especialista em um determinado assunto responde diretamente às perguntas de uma pessoa ou pequeno grupo.

Recomendação

Quando utilizado para questões intelectivas, o especialista fornecerá uma resposta. Quando utilizado para questões subjetivas, o especialista fornecerá uma opinião.

Comunidade de Práticas

É um grupo de pessoas que compartilham um ofício ou profissão, e pode evoluir naturalmente devido ao interesse em comum dos membros em um domínio ou área, ou pode ser criada deliberadamente com o objetivo de obter conhecimento relacionado a áreas específicas. É através do processo de compartilhamento de informações e experiências com o grupo que os membros aprendem uns com os outros, e têm a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

Recomendações

Communities of Practices nasceram com o intuito de compartilhar conhecimento, e diversas empresas as utilizam de forma informal ou até mesmo formal, para:

  • Reduzir a curva de aprendizado de novos funcionários
  • Responder mais rapidamente às necessidades de clientes
  • Reduzir o retrabalho e evitar "reinventar a roda"
  • Florescer ideias para novos produtos ou serviços

Expo

Similar a uma exposição cultural, mas aqui focada ao contexto da jornada de aprendizagem, como por exemplo exposição de cases, de modelos organizacionais, de quadros de trabalho, de métricas, e outros.

Recomendação

Dependendo do nível da palestra, pode ser recomendado para qualquer pessoa interessada no assunto, ou apenas para aquelas que possuem o conhecimento intelectivo da técnica mas pretende aumentar seu repertório a partir de experiências de outros.

Future Backwards

Future Backwards é uma dinâmica de pensamento complexo utilizada para ajudar um grupo de pessoas a entender contexto, significar situações problemáticas e especular sobre possibilidades para o futuro.

Learning Shot

Sessões temáticas onde um profissional com conhecimento e habilidade na facilitação de grupos (facilitador), parte de um problema do mundo real para - juntamente com os participantes da sessão - construir conhecimento para tomada de decisão e/ou resolução do problema.

Recomendação

Recomendado para questões subjetivas, ou seja, que não possuam uma resposta clara, mas sim diversas possibilidades de resolução.

Open Space

Evento onde, no início, os participantes definem uma agenda com temas variados e apontam um horário, duração e local - dentro da agenda e localização da sessão - para que as sessões aconteçam. Em cada sessão, a facilitação ou intervenção emerge a partir do grupo reunido. Participantes podem trocar de sessões ao longo do evento.

Recomendação

As sessões podem variar de mais instrutivas (guiadas por pessoas com mais experiência no tema) ou mais facilitativas, envolvendo todo o grupo. Funcionam muito bem para pessoas que…

Pairing

Nesta sessão, o participante acompanhará um membro da nossa equipe em atividades de facilitação organizacional (co-facilitation), treinamento (co-training), coaching (co-coaching), e outros.

Recomendação

Recomendado para quando a pessoa possui o conhecimento intelectivo da técnica, alguma experiência prática na utilização da técnica, mas quer aprimorar suas habilidades como facilitador, instrutor ou coach.

Palestra

Sessões curtas, onde um profissional com boas ideias e/ou registros de experiência, compartilhará uma história ou pensamento com os espectadores.

Recomendação

Dependendo do nível da palestra, pode ser recomendado para qualquer pessoa interessada no assunto, ou apenas para aquelas que possuem o conhecimento intelectivo da técnica mas pretende aumentar seu repertório a partir de experiências de outros.

Tour

Nesta sessão, será realizada visita em uma empresa parceira, onde será apresentado o jeito com que essa empresa trabalha em algo relacionado ao contexto da jornada de aprendizagem.

Recomendação

Dependendo do tema da visita, pode ser recomendado para qualquer pessoa interessada no assunto, ou apenas para aquelas que possuem o conhecimento intelectivo da técnica mas pretende aumentar seu repertório a partir de experiências de outros.

Treinamento

Sessões onde um profissional com registros de experiência em um determinado assunto (instrutor) transfere um conhecimento pré-estabelecido aos participantes. Exposição teórica é feita, atividades com prática de simulação são praticadas e discussões para a troca de experiências entre os participantes são encorajadas.

Recomendação

Recomendado para questões intelectivas, ou seja, que possuam regras e respostas claramente bem definidas.

Workshop

Sessões onde um profissional com conhecimento em um técnica específica (instrutor ou mentor) trabalhará com os participantes em cenários práticos para o uso daquela técnica.

Recomendação

Recomendado para quando a pessoa possui o conhecimento intelectivo da técnica, mas não se sente seguro (ou não teve oportunidade) de pratica-la.